Existe alguma receita infalível para aplicar em qualquer relacionamento que eu desenvolva em minha vida?
Tenho certeza de que você já teve conflitos de relacionamento. Sei também que você conseguiu resolver alguns mais facilmente outros menos. Dentro do nosso coração, acalentamos um desejo secreto de ter uma receita que nos facilite as coisas. Infelizmente, não há uma receita que funcione para todos os casos, mas há alguns ingredientes que você pode deixar sempre à mão para resolver conflitos.
Ingrediente 1 — A paz
A Bíblia sempre nos exorta a caminhar pela paz. Jesus disse que os pacificadores são bem aventureiros (Mt 5.9). Não caminhemos com Cristo, a paz que reina em nosso coração deve transbordar para nossos relacionamentos. Paulo afirmou que a paz de Cristo deve ser o árbitro de nossas relações interpessoais (Cl 3.15). A paz reina em seu interior? Você consegue transbordar essa paz em seus relacionamentos?
A Ingrediente 2 — O autogoverno
O autogoverno é a capacidade de fazer o certo. Paulo nos exorta a ter paz com todos os homens, no que depender de nós, isto é, enquanto tivermos a oportunidade de decidir, devemos optar pela paz (Rm 12.18). Como precisamos de autogoverno para este aspecto da nossa vida, porque frequentemente somos levados pelo impulso de nos proteger e de fazer aquilo que já julgamos certo. O direito acima do amor e do altruísmo. O egoísmo é um inimigo da paz e da resolução de conflitos, mas o autogoverno pode vencê-lo.
Ingrediente 3 — O ouvido
Em Gálatas 6.3, Paulo nos exorta a levar a carga uns dos outros. Uma pressão para levar a carga é ouvir o pedido de ajuda do outro, a dor dele, o peso que o irmão não aguenta carregar sozinho. O fardo pesado do seu irmão pode ser leve para você, mas isso não muda o fato de que ele não consegue levar sozinho e que é seu dever ajudá-lo.
Ingrediente 4 — O perdão
Talvez este seja o tema mais difícil neste assunto. Na oração mais declamada do mundo, o Pai Nosso, Jesus nos ensina a pedir ao Pai que nos perdoe da mesma maneira que nós perdoamos. Pense bem: você pode mesmo ouvir assim? É um grande desafio, mas é a ordem de Cristo, manter o coração livre de amarras e inundado de perdão. Há alguém que você deveria perdoar?
⁕ ⁕ ⁕
Manter os relacionamentos no dia a dia não é opção, é imperativo. Para isso, dentre tantos ingredientes, há quatro para destacarmos: a paz, o autogoverno, o ouvido e o perdão.
Ao ler sobre isso, resista à tentativa de pensar no outro e pense sobre você. Seus relacionamentos estão em dia?
Você promove a paz de Cristo?
Você tem alguém que ainda não perdoou ou alguém que ainda não perdoou você?
Reflita, ore e não perca tempo. Acerte seus relacionamentos.
Revista: Uns aos outros, Bases bíblicas da família
por André Lima — editor-chefe