Como o hábito de leitura da Bíblia é essencial para a força dos jovens
Se você pudesse resumir a juventude em uma palavra, qual seria?
O apóstolo João responderia essa pergunta com a seguinte palavra: forte. Em 1João 2.13–14, o apóstolo do amor ressalta três grupos de pessoas dentro da igreja. Primeiro, ele fala a todos os membros, chamando-os de “filhinhos”. Em seguida ele destaca os “pais”, referindo-se aos mais velhos da comunidade, e aos “jovens”. A esse último grupo, João atribui três características: eles resistem ao Maligno, eles são fortes e a Palavra de Deus permanece neles.
A relação que o apóstolo faz entre a força dos jovens e sua permanência na Palavra de Deus não é inédita no contexto bíblico. A Josué, o Senhor recomendou que fosse “forte e corajoso”, cuidando para não se desviar da Lei de Deus entregue por meio de Moisés. Salomão vinculou força à sabedoria (Pv 24.5; Ec 7.19) e o apóstolo Paulo deixou claro que a verdadeira força está na fraqueza humana, para que o poder de Deus se ressalte (2Co 12.7). Paulo também escreveu ao jovem Timóteo recomendando-lhe a se alimentar das palavras de fé e da boa doutrina para exercitar-se na piedade em contraste ao exercício físico (1Tm 4.6).
Além do vínculo entre força e a Palavra de Deus, há também nas Escrituras a relação entre fraqueza e ausência da Palavra. Em 1Coríntios 11.30–31, Paulo sugere que a fraqueza e doença de muitos é decorrente da falta de discernimento pessoal contra o pecado. Nesse assunto, não há instrumento mais eficaz que a Palavra de Deus, mais afiada que a espada e “apta para julgar os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4.12).
A força da juventude encontra sua fonte na leitura da Palavra de Deus.
Em uma época em que a bandeira do empoderamento é levantada por todos, os cristãos deveriam se voltar à leitura da Bíblia em busca da verdadeira força. Nossa juventude é um momento propício para nos empoderarmos, seja em nossos relacionamentos, meios sociais ou carreira. Em todos eles, o hábito da leitura da Bíblia será o melhor exercício para sermos aqueles jovens que vencem o Maligno, segundo o apóstolo João.
O hábito da leitura da Palavra de Deus é uma questão de força.
Fortaleça o hábito de leitura com a Bíblia da Escola Bíblica